A campanha de vacinação contra a gripe será antecipada em todo país. As ações terão início hoje 10 de abril e vão se estender até 31 de maio. Os cuidados contra o vírus Influenza devem ser redobrados. A expectativa é que em 2019 mais pessoas sejam infectadas em todo país. Uma das formas de se prevenir e/ou atenuar os sintomas é por meio da vacinação. A campanha nacional terá uma novidade. Terá a ampliação da imunização para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).
A vacinação terá duas etapas. Na primeira semana, a campanha será direcionada apenas para gestantes e crianças de até 6 anos de idade. De acordo com a Secretaria de Saúde, o grupo foi priorizado, neste ano, porque foi o que menos se vacinou na campanha anterior.
A partir do dia 22 de abril, pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores podem receber a dose nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.
No total, são mais de 3,7 milhões de pessoas que devem receber a vacina. A meta é alcançar 90% delas.
A vacina protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A dose deste ano foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso deve ser repetida mesmo por quem já se protegeu na temporada passada.
A vacina é produzida com vírus mortos, sem risco de causar infecção.
A imunização leva em torno de 15 dias para gerar proteção ao organismo, por isso a importância de se vacinar no período da campanha, antes da chegada do inverno, época do ano de maior circulação da doença.