Com o objetivo de promover uma conscientização em nível mundial sobre a importância do enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 2006 a data de 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Este ano, a campanha desenvolvida em conjunto com a Secretaria Nacional da Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa vem com o tema “A violência é o contrário dos direitos”.
A data alusiva visa à luta contra qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa. Políticas públicas são necessárias para que haja essa conscientização em nível nacional, estadual e municipal, tendo em vista que o perfil da população brasileira passará por alterações nos próximos anos e o país será um dos que terá o maior número em população idosa em todo o mundo.
O Brasil é um país que está envelhecendo, e em 2025 estará em 6° lugar no planeta com o maior número de idosos, em 2050 ficará entre os três primeiros. Trabalhar e focar as políticas públicas de saúde para a pessoa idosa é fundamental para saber lidar com esse processo de envelhecimento da população.