Idosos devem ser acompanhados em consultas médicas
Conforme os anos passam e vamos envelhecendo, as idas ao médico se tornam cada vez mais rotineiras. Por esse motivo todos os idosos devem ser acompanhados em consultas médicas.
O idoso, depois de certa idade e limitações, necessita de assistência em tempo integral. Mesmo que ele não tenha ninguém para cuidar dele durante o dia, o acompanhamento nas suas consultas é indispensável.
No entanto, se você ficar por apenas dez minutos em frente a alguma instituição de saúde, verá que a quantidade de idosos que chegam e saem sozinhos desse lugar é assustadora, até mesmo após realizações de exames mais delicados.
Muitas famílias desconhecem os riscos dessa prática, e a importância de o idoso ir a suas consultas apenas acompanhado e é exatamente isso que vamos abordar nesse artigo. Continue conosco!
Cuidador de de idosos ao levar em consultar.
Por que o idoso não pode ir desacompanhado em suas consultas médicas?
Ir às consultas médicas sozinho pode ser desafiador para um idoso, principalmente se for um percurso de difícil descolamento.
Eles estão sujeitos a muitos riscos, como quedas, assaltos. Além disso, na consulta, o médico passa muitas informações sobre cuidados, tratamentos, medicações entre outras informações, que são necessárias para um acompanhamento diário.
Tudo isso pode ser facilmente esquecido pelo idoso, ou alguma informação importante passar despercebida.
O apoio emocional, saber que tem alguém do seu lado para tudo o que ele precisar, faz com que ele se sinta mais seguro, mais feliz e amado.
Os idosos têm uma facilidade maior em se sentir sozinhos, abandonados, muitas vezes podem pensar que estão incomodando as pessoas. Ter o acompanhamento de alguém nessa situação fará toda diferença na sua saúde física e emocional da pessoa idosa.
Por esse, e muitos outros motivos de segurança, o idoso não deve ir às consultas desacompanhado, e é responsabilidade de seus familiares tomar medidas para que o seu familiar esteja sempre seguro.
Idosos devem ir acompanhado em consultas.
Quantas vezes por ano um idoso deve ir a uma consulta médica?
Depende do quadro clínico do idoso. Se ele possui alguma doença grave ou que necessita de constante acompanhamento, o seu médico é quem vai definir a quantidade de idas ao consultório.
Se tratando de um idoso saudável, sem problemas sérios de saúde, essa necessidade diminui desde que os exames estejam todos em dia. Duas vezes ao ano é o suficiente para que o médico consiga realizar um acompanhamento adequado.
Manter os exames em dia nessa idade é importante, pois a facilidade de ser acometido por doenças aumenta drasticamente, e quanto antes elas forem identificadas e diagnosticadas, melhores serão as chances de cura e melhores resultados no tratamento.
Acompanhamento de pessoas idosas: Saiba como a Padrão Enfermagem pode ajudar a sua família
Atuando há mais de 13 anos com Cuidadores de Idosos e Serviços de Enfermagem, a Padrão Enfermagem leva soluções em serviços de acompanhamento, cuidados e procedimentos pontuais, tanto para famílias quanto para empresas.
Agenciamos profissionais preparados e habilitados para atender com segurança e qualidade a clientes de qualquer faixa etária e nível de complexidade, em ambiente domiciliar e hospitalar.
Converse com uma de nossas Unidades e saiba como podemos ajudá-lo a melhorar a sua qualidade familiar.
Quer mais informações? Solicite visita e avaliação gratuita. Clique aqui.