Devido ao avanço das técnicas da fisioterapia oncológica, o paciente tem apresentado uma grande melhora na qualidade de vida durante o tratamento. Percebe-se, cada vez mais, a contribuição do fisioterapeuta na reabilitação, nos cuidados paliativos, na manutenção das funções e consequentemente na melhora das atividades de vida diária e qualidade de vida.
A Padrão Enfermagem Goiânia convidou a Dra. Danielle Vasconcelos para contar um pouco mais sobre a fisioterapia oncológica. “É uma especialidade da fisioterapia que visa prevenir, tratar e minimizar qualquer distúrbio e sequela decorrente ao tratamento de qualquer tipo de câncer.”
Ela esclareceu também como a fisioterapia atua durante o processo da doença “ela age PREVININDO com a finalidade de evitar sequelas que possam ser incapacitantes antes que elas ocorram. RESTAURANDO pacientes com déficits para o retorno motor máximo possível. APOIANDO para que quando a doença progredir o paciente possua a maior independência possível. E a fisioterapia também atua nos cuidados Paliativos promovendo o máximo de conforto ao paciente nos estágios finais da doença.”
A Dra. Danielle esclareceu também os principais objetivos do fisioterapeuta no atendimento de um paciente com câncer. “Os objetivos variam de acordo com o tipo de câncer e com o tipo de comprometimento que ele pode trazer para cada paciente e para saber o objetivo com exatidão e necessário a avaliação da história do paciente e da avaliação física para verificarmos de forma geral a sua funcionalidade, mas dentre os principais objetivos estão: aliviar dores, melhorar e manter flexibilidade, preservar todo o quadro motor, manter a força muscular vem como equilíbrio , coordenação motora e resistência, prevenindo atrofias e ulceras de pressão. É objetivo também Promover a higiene pulmonar e prevenir infecções respiratórias e também promover o bem estar físico e psicológico do paciente.”
Na fisioterapia oncológica os fisioterapeutas utilizam várias técnicas, “as técnicas também são determinadas durante a avaliação do paciente variam de acordo com a necessidade de cada um, dentre elas podemos citar: Técnicas de drenagem linfática, técnicas de enfaixamento, exercícios físicos e de alongamentos, eletroterapia, terapia manual, exercícios respiratórios e de relaxamento, técnicas para analgesia, o tratamento e individualizado e escolhido para melhor resultado no paciente em questão.” declara a Dra. Danielle.
Dra. Danielle Vasconcelos Pereira Dias
Coordenadora da Fisioterapia da SMS de Bom Jesus de Goiás
CREFITO11/165022